A Race of Champions (ROC)

 

Quem é o mais rápido?! Isso é decidido todos os anos na Race of Champions, onde os melhores pilotos do mundo competem lado a lado.

Criada em 1988 pela IMP (International Media Productions) Presidente Fredrik Johnsson e a melhor piloto feminina de rally, Michele Mouton, a ROC permanece como a única oportunidade para os pilotos competirem em carros exactamente iguais numa pista paralela. A premissa é simples: usando equipamento idêntico e pista igual, os pilotos podem afirmar-se como base única e exclusivamente no seu talento.

Os pilotos competem numa série de eliminatórias na sua categoria para determinar o campeão de cada categoria. Os vencedores das diversas categorias competem numa final para determinar o vencedor.

Ao vencedor é atribuído o título de “Campeão dos Campeões”.

 

 

História

A primeira edição da Race of Champions, que teve lugar em Paris em 1988, celebrava o 10º aniversário do Campeonato do Mundo de Rallys, juntando os campeões do mundo de rallys numa competição realizada com carros idênticos. O evento era realizado em memória de Henri Toivonen, que faleceu na Córsega, quando liderava o campeonato do mundo de 1986. O troféu Henri Toivonen Memorial ainda é atribuído ao vencedor da corrida individual da Race of Champions.

A Race of Champions foi inicialmente concebida como a maior competição para os melhores pilotos de rally do mundo. Mas os pilotos de outras áreas têm tido muito sucesso. Nestes incluem-se Valentino Rossi (MotoGP), Tom Kristensen (oito vezes campeão das 24h de Le Mans), Jeff Gordon (quatro vezes campeão NASCAR), Michael Schumacher (sete vezes campeão Fórmula 1) e Mattias Ekstrom (campeão do DTM).

 

Forma Recente

Em 2008, Sábastien Loeb voltou a conquistar o título de Campeão dos Campeões ao derrotar, numa final emocionante, David Coulthard.

 2007, também no Estádio de Wembley, Ekström bateu Schumacher na corrida pelo título da Race of Champions.

O campeão do DTM Mattias Ekstrom foi uma grande surpresa quando venceu o favorito Sébastien Loeb no Stade de France em 2006. Loeb, cinco vezes campeão do WRC, venceu o título em 2005, seguindo Heikki Kovalainen que bateu Loeb e Michael Schumacher quando venceu a ROC em 2004. Juntaram-se, assim, a grupo distinto que inclui Juha Kankkunen, Stig Blomqvist, Didier Auriol, Tommi Mäkinen, Carlos Sainz, Colin McRae e Marcus Gronholm.

Em 2003, Sebastien Loeb terminou a temporada da melhor forma ao vencer o campeão do mundo Marcus Gronholm. Em 2002 havia sido precisamente o contrário, tendo Marcus Gronholm vencido Sebastien Loeb por uma margem reduzida na terceira e decisiva corrida.

Em 2001, Harri Rovanpera derrotou Armin Schwarz, para no ano anterior, Tommi Mäkinen derrotar Marcus Gronholm numa final completamente finlandesa.



voltar